Universidade compila desafios de organizações, empresas e fábricas reais para proporcionar aos alunos a oportunidade de desenvolverem soluções inovadoras. O intuito é formar profissionais preparados para o mercado de trabalho
No ano em que celebra 50 anos de atividades, a empresa de alimentos Nutrimental, em parceria com o centro universitário UniAmérica, dá vida a um novo empreendimento na área educacional: a UniAmérica – Campus Nutrimental. A iniciativa traz a universidade para dentro do polo fabril da Nutrimental, localizado em São José dos Pinhais (PR). O objetivo é integrar a teoria com a prática, trazendo aos estudantes cases reais de mercado e ampliando suas experiências profissionais já durante a graduação.
Fundada em 2001, em Foz do Iguaçu, a UniAmérica é a primeira instituição da América Latina a oferecer cursos superiores semipresenciais integrados ao mercado de trabalho. Com plano de crescimento que visa atuar dentro de empresas, organizações e indústrias, a instituição estima ampliar a empregabilidade. “A Nutrimental é uma empresa com uma veia muito inovadora e, após vários projetos de vanguarda, realizou essa aproximação com a UniAmérica por ter aderência à metodologia ativa, que permite aprender fazendo”, explica Helen Oliveira, gestora de relacionamento.
Centro universitário comunitário
Mas os benefícios do novo campus vão além da empresa de alimentos. Como centro universitário comunitário, a universidade atua na captação de demandas de empresas, organizações e fábricas localizadas no entorno para trazer desafios reais de mercado aos alunos. Com toda a base teórica e orientação dos professores, os estudantes são convidados a testar e implementar soluções e, assim, gerar benefícios para a comunidade.
Em Foz do Iguaçu, matriz da UniAmérica, o projeto começou com os professores e coordenadores visitando a prefeitura e empresas da região em busca de desafios práticos. Deu tão certo que hoje a universidade mantém um portal de desafios e soluções para diversos setores incluírem as próprias demandas. A partir daí, os professores acessam, selecionam e trazem os desafios para suas turmas. “Dessa forma, os alunos ganham um material real do mercado de trabalho, e a comunidade ganha com as prováveis soluções dos problemas que forem ali propostos”, explica Fausto Camargo, coordenador do curso de administração da UniAmérica.
Experiência prática
Helen explica que, com a metodologia da UniAmérica, à medida que as demandas surgem, o professor tem liberdade para trazer aos alunos disciplinas que os capacitem a solucionar aquele desafio. “Independente do período em que o aluno esteja, se surgir um desafio que precise de determinada disciplina logo nos primeiros semestres, o professor tem liberdade de trazê-la para a grade do aluno. O objetivo é que ele saia sabendo colocar em prática as soluções”.
É a mudança do modelo just in case (em que o aluno recebe uma grande carga de informação, mas não sabe quando e se irá utilizar algum dia), para o currículo just in time, que permite estudar cada disciplina na hora em que ela se faz útil. Além de trazer o foco para a prática, o método permite que o estudante saia com mais do que um currículo da universidade: ele terá um portfólio de cases resolvidos, formado com as experiências práticas adquiridas durante a faculdade.
Aulas semipresenciais e protagonismo no estudo
As aulas na UniAmérica – Campus Nutrimental são semipresenciais, tendo parte da carga diária de estudo realizada em uma plataforma digital. Já as aulas presenciais são realizadas duas vezes por semana. “O aluno recebe o desafio pela plataforma, com toda a leitura que o professor já deixou preparada para ele fazer, que inclui links de pesquisa, referências bibliográficas e cases de sucesso. Assim o aluno chega para as aulas presenciais com o trabalho de pesquisa já previamente realizado, para então vivenciar os ensinamentos na prática”, observa Helen.
A universidade conta também com um programa de mentores. São gerentes de empresas, empreendedores e técnicos com ampla experiência nas empresas em que atuam, que se voluntariam para orientar os alunos com o que acontece no cotidiano corporativo. Assim o formando consegue conciliar todo o conhecimento acadêmico com o aprendizado de quem possui anos de experiência no mercado.
Com o estímulo ao protagonismo, a universidade visa a um ciclo de desenvolvimento: alunos mais preparados e melhora na performance das empresas, da comunidade ao entorno e, por consequência, do país. “Para se ter uma ideia, o MEC encaminha frequentemente ao campus de Foz de Iguaçu universidades do Brasil para conhecerem nossa metodologia”, destaca Helen. Os alunos, por sua vez, vivem a chance de visitar várias empresas ao longo da graduação, gerando oportunidades de trabalho e de conhecer outros profissionais de áreas relacionadas à escolhida para atuação.
Espaço industrial de cooperação com a universidade
Ao abrir as portas para a universidade, a Nutrimental oferece o suporte necessário para o crescimento dos estudantes e também se beneficia. “Este vai ser o primeiro espaço industrial de cooperação com a universidade e com todo um suporte tecnológico para acelerar o acesso de informações relevantes para o desenvolvimento pessoal de cada estudante”, revela Rodrigo Rocha Loures, presidente da Nutrimental.
Para atrair a atenção de novos estudantes, a universidade está realizando um amplo trabalho de divulgação nas escolas, empresas e fábricas localizadas em São José dos Pinhais e regiões próximas. O lançamento também foi cuidadosamente realizado para os colaboradores da Nutrimental, com ações de endomarketing e palestras. O intuito foi despertar o interesse de funcionários ainda sem graduação ou que almejam uma nova formação acadêmica. A oportunidade de voltar aos estudos, com subsídio da Nutrimental e sem gastos de tempo para deslocamento, além da oportunidade de melhoria de performance, são alguns dos principais benefícios do programa.
Para Helen, este é um marco na história da Nutrimental. “Só uma empresa madura e muito segura dá vida a uma iniciativa como esta. Passamos algumas décadas investindo em máquinas, em estrutura, em processos. E quando a empresa decide realizar um amplo investimento no maior ativo empresarial, que são as pessoas, o retorno só pode ser substancial”, complementa a gerente de relacionamentos.
Inscrições abertas para o vestibular agendado
Serão 4 as opções de curso para 2019:
- Engenharia de Alimentos
- Engenharia da Produção
- Nutrição
- Administração
Vale ressaltar que todos os cursos são certificados pelo MEC. O vestibular é agendado e acontece às terças e sábados até o dia 25 de fevereiro, data de início das aulas. Além disso, é possível utilizar a nota do ENEM (cuja divulgação de resultado está prevista para o dia 15 de janeiro) para ingresso na UniAmérica. Pessoas interessadas em uma segunda graduação também podem pleitear vagas, sem a necessidade de um novo vestibular (mediante disponibilidade para o curso desejado).
A perspectiva é iniciar o próximo ano letivo com 100 a 160 alunos. O campus, entretanto, terá capacidade para atender até 800 alunos. “Nós estamos em série de reuniões com a prefeitura de São José para entender o caminho do município, para que a gente possa trazer cursos que formem pessoas daqui para as empresas que estão chegando e que vão precisar de mão de obra especializada”, revela Helen.
A partir de junho de 2019, a UniAmérica dará vida aos primeiros cursos de pós-graduação no campus Nutrimental. Vale acompanhar as novidades por meio do site http://uniamerica.br/nutrimental.
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