mulher-cortando-legumes

6 dicas de alimentação para manter o bem-estar

Da gravidez à menopausa, veja dicas de alimentos para prevenir doenças e ajudar no bem-estar em todas as fases da vida

A mulher costuma passar por várias fases diferentes. Primeiro vem a menstruação, muitas vezes com os incômodos da tensão pré-menstrual (TPM). Mais tarde, algumas mulheres optam por engravidar. E por fim, vem a menopausa, com todos os seus sintomas. Para lidar com todas essas oscilações hormonais e também com as doenças mais comuns entre as mulheres, a alimentação pode ser uma forte aliada.

Conheça os alimentos que podem fazer a diferença para a saúde da mulher ao longo da vida:

1- Alimentos para prevenção do câncer 

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2018, o câncer de mama liderou a lista feminina de tipos de câncer – foram 59.700 novos casos no Brasil. O terceiro tipo de câncer que mais acometeu as mulheres foi o câncer de colo do útero, com 16.370 novos casos em 2018.  

>> Leia também: Outubro Rosa: confira dicas de prevenção ao câncer de mama

Para a nutricionista Ana Caroline Oliveira, pós-graduada em Nutrição Clínica e Ortomolecular, uma forma de auxiliar na prevenção destas doenças é o consumo de alimentos como frutas vermelhas, laranja, limão, alho, uva, peixes, linhaça, legumes e chá verde. 

“Devem ser consumidos alimentos ricos em vitamina C, vitamina E, zinco e selênio, substância antioxidante que combate os radicais livres (que colabora para as células adoecerem). Ômega 3 é outro potente nutriente que combate a inflamação”, explica.

2- Alimentos para a TPM

Tristeza, irritabilidade, inchaço, cólicas, falta de energia… estes são alguns dos sintomas da famosa tensão pré-menstrual que acomete as mulheres. Para aliviar um pouco estas sensações, Ana Caroline recomenda o consumo de alimentos como banana, cacau, frutos do mar, atum, salmão, linhaça, oleaginosas, ovos, semente de girassol, couve e espinafre. “Estes alimentos são ricos em vitaminas do complexo B, triptofano, cálcio e ômega 3”, destaca.

mulher-comendo-frutas

3- Alimentos para a gravidez

A gravidez é um período delicado para a saúde da mulher e que exige cuidados redobrados. Ana Caroline sugere que a alimentação de uma grávida contenha alimentos como feijão, oleaginosas, fígado, couve, laranja, iogurte, kefir, mamão, manga, carnes e frango. “É importante incluir alimentos ricos em ferro, cálcio, vitamina C, proteínas e probióticos durante a gestação”, justifica.

4- Alimentos para a menopausa

Passar pela menopausa não é fácil – dores de cabeça, redução da libido, calorões e insônia são alguns dos sintomas desta fase. Para auxiliar na saúde da mulher durante a menopausa, Ana Caroline recomenda o consumo de alimentos ricos em vitamina E, fitoesteróis e gorduras insaturadas. Dentre os itens que podem ajudar na menopausa estão o tofu, missô, linhaça, peixes, frutas vermelhas, oleaginosas e azeite.

5- Alimentos para combater a depressão

Estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) alertam que até o ano de 2020, a depressão será a doença com maior impacto no mundo – e a doença costuma acometer mais mulheres do que homens. No Brasil, cerca de 5,8% da população tem a doença, o que faz do país o campeão de casos na América Latina. E, ainda de acordo com a OMS, mulheres jovens, grávidas ou em período pós-parto e idosas representam a parcela que mais sofre com a doença – o índice de incidência chega a ser 150% maior do que entre homens.

Se combinados a um tratamento adequado com um psiquiatra, há alimentos que podem auxiliar no combate a esta doença. É o caso do kefir, kombucha, cacau, banana, ovos, salmão, linhaça, oleaginosas, semente de abóbora, levedo de cerveja. 

“O ideal é consumir alimentos ricos em triptofano, vitaminas do complexo B, ômega 3, magnésio e vitamina D”, explica Ana Caroline.

6- Alimentos que devem ser evitados

Assim como ocorre com os homens, o açúcar também é um grande vilão da saúde feminina. Isso porque, o açúcar contribuir com o aumento de células cancerígenas e colabora para doenças cardiovasculares, segundo Ana Caroline.  Dentre outros alimentos que devem ser evitados, estão os adoçantes artificiais e alimentos industrializados com alto teor de sódio, corantes e aditivos químicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *