mulher-praticando-pilates

Pilates: conheça 12 benefícios da prática

Veja por que incluir a prática do exercício no seu dia a dia

Você está sem praticar exercícios há algum tempo e não sabe o que escolher? Ou já pratica atividades físicas e quer melhorar seu condicionamento? Uma boa opção para quem se encontra nas duas situações é o pilates. 

De acordo com a fisioterapeuta Luciana Almeida, do Espaço Luz, o método foi criado pelo enfermeiro Joseph Pilates. Baseando-se na sua experiência prática e em estudos realizados de forma independente, ele criou uma variedade de exercícios que utilizam a própria força do corpo para serem realizados.

“Todo o método está baseado em seis princípios que pretendem devolver ao homem uma movimentação mais espontânea e consciente, sendo eles: a centralização, a concentração, o controle, a fluidez de movimento, a precisão e a respiração. Além disso, durante a execução dos exercícios, ativamos músculos estabilizadores (grupamentos menores) e profundos (altamente resistentes e responsáveis por movimentos sutis e pela manutenção da postura ereta)”, explica Luciana.

O fisioterapeuta Bernardo Sampaio, diretor clínico do Instituto Trata de Guarulhos, pontua também que o pilates é uma atividade física bem democrática, pois pode ser realizado por pessoas sedentárias de diversas idades ou até mesmo por atletas profissionais para melhora no desempenho esportivo.

Confira 12 benefícios desta prática:

1- Melhora na postura

Você volta e meia se pega com uma postura ruim durante o dia? O pilates pode ser uma boa solução para seu problema. “Com a prática, o Power House (centro de força, que é composto pelos músculos transverso do abdômen, períneo, multíferos e diafragma) é ativado e com isso ocorre o fortalecimento dessa musculatura, garantindo a estabilização da coluna e conferindo um alinhamento com menor gasto de energia aos movimentos”, explica Luciana.

A fisioterapeuta especialista em RPG Stella Vilella também destaca que alguns exercícios de pilates também trabalham o grupo dos eretores da coluna. “Eles são fundamentais para fortalecer essa musculatura que, muitas vezes, está fraca e alongada. Além deste objetivo principal, a extensão da coluna promove também o alongamento da musculatura do peitoral e trabalha os abdominais”, afirma. 

2- Alívio de dores

Para quem sofre com dores nas costas, o pilates também pode ser um grande aliado. Luciana destaca que a prática ajuda no alívio de dores na coluna vertebral causadas por má postura, hérnia de disco, rigidez muscular, tônus muscular e sedentarismo.

 “O pilates tem o seu pilar no trabalho de mobilidade das articulações, fortalecimento muscular e controle motor que envolve a parte de coordenação dos movimentos e do equilíbrio. Portanto, com a prática, as dores tensionais, por exemplo, tendem a diminuir e até mesmo serem abolidas – com os exercícios adequados e específicos para cada caso. Além disso, promove bem-estar durante e após a prática devido à liberação hormonal”, justifica Sampaio. 

3- Fortalecimento e tonificação da musculatura

Quer fortalecer a musculatura do corpo? De acordo com Stella, o pilates tonifica a musculatura, aumentando a resistência física. 

“O exercício promove o aumento da força e resistência muscular, através da aplicação de exercícios suaves, mas eficazes, visando fortalecer a musculatura corporal de forma global e em especial os músculos do CORE (unidade integrada de músculos que suportam e estabilizam a bacia, pélvis e abdome). Além disso, promove boa forma física, eliminando a flacidez, e aumentando a definição muscular por trabalhar as musculaturas mais intrínsecas e combatendo o sedentarismo”, aponta Luciana.

Sampaio também pontua que, por trabalhar com exercícios de resistência com mola, faixas elásticas e o peso do nosso próprio corpo, o corpo é estimulado a esse ganho de força. “Os ganhos são visíveis no dia a dia, principalmente nas atividades funcionais como, por exemplo, subir e descer escadas e carregar pesos”, indica.

4- Ganho de flexibilidade

Outro grande benefício do pilates é o ganho de flexibilidade. “Ele aumenta a mobilidade articular e alonga os músculos que estão encurtados”, recomenda Luciana.

5- Promoção do equilíbrio 

Esta é uma grande vantagem para idosos e pessoas com problemas de mobilidade. “Durante os exercícios, é trabalhado o power house, o centro de força que é feito pela concentração do abdômen. Ele é responsável pela estabilização do corpo”, menciona Stella. Luciana complementa: “durante a execução dos exercícios, estimula-se a concentração, o controle, a precisão e a fluidez dos movimentos”.

mulher-bola-pilates

6- Prevenção contra incontinência urinária

Luciana destaca que, por conta do seu trabalho com os músculos do assoalho pélvico, o pilates também ajuda prevenir a incontinência urinária. 

7- Alívio da ansiedade e do stress

Além de trabalhar a musculatura, Stella lembra também que o pilates lida com a parte mental dos seus praticantes, com exercícios de respiração, alongamento e relaxamento, que aliviam a ansiedade e o stress.

“A liberação hormonal que ocorre com a prática do exercício também está presente no pilates. Esta prática também trabalha com técnicas respiratórias que ajudam no controle da ansiedade e ajudam no relaxamento. Praticantes que sofrem muito com o stress diário tem indicação para praticar pilates devidos aos benefícios que promove nesses pacientes”, assegura Sampaio.

8- Melhora no condicionamento físico

Se você já pratica atividades físicas regularmente, o pilates pode ajudar a aumentar o condicionamento e performance física, além corrigir a execução dos movimentos nos atletas, segundo Luciana. Outro benefício é que o pilates ajuda na recuperação de lesões e evita lesões recorrentes. “Os exercícios são realizados de forma suave, concentrados e ausentes de desgaste físico, evitando dessa forma a ocorrência de microlesões”, argumenta Luciana.

Além dos atletas, qualquer pessoa pode se beneficiar da melhora da mobilidade global promovida pelo pilates. “Os exercícios do pilates, além de trabalharem força muscular, promovem o alongamento muscular e ganho de movimento das articulações. Desta forma, os movimentos com o tempo ficam mais amplos, facilitando tarefas cotidianas que em muitos casos eram feitas com dificuldade”, comenta Sampaio. 

9- Melhora na respiração, autocontrole e concentração

No pilates, os exercícios são executados em sincronia com a respiração para evitar contrações musculares dispensáveis. Segundo Luciana, isso traz uma melhora para a respiração e autocontrole. 

Sampaio também lembra que, para a execução correta dos exercícios, além de técnicas respiratórias, é necessária atenção máxima aos movimentos. “Com isso é possível ter um bom ganho no quesito concentração para realização de movimentos, que com o tempo automaticamente é inserido nas demais atividades do dia a dia”, afirma.

10- Melhora na circulação sanguínea

Outro benefício do pilates para o corpo humano, segundo Luciana, é a melhora da circulação sanguínea. “O exercício facilita o trabalho do sistema linfático e, consequentemente, a eliminação de toxinas através das contrações musculares”, pontua.

mulheres-aula-pilates

11- Pode ser praticado por crianças

Stella e Luciana apontam que o método pode ser praticado a partir dos 5 ou 6 anos. “O fato de não ter cargas extremas, como na musculação, não afetará de forma alguma o desenvolvimento do sistema esquelético-muscular, o que é relevante quando falamos de atividade físicas para crianças. Os músculos do CORE, ao serem fortalecidos, melhorarão a postura. O pilates também ajuda a evitar possíveis desvios da coluna da criança na etapa de desenvolvimento, já que as vértebras terão onde se apoiar, evitando assim possíveis patologias, como hiperlordose, hipercifose, escoliose, entre outras”, afirma Luciana. 

Para as crianças, Stella recomenda que as aulas não passem de 45 minutos.

12- Preparação para o parto e cuidados no pós-parto

Para as futuras mamães, o pilates pode ser um grande amigo – durante a gestação e no pós-parto também. “Ele pode ser praticado por gestantes por ser um método de exercícios de baixo impacto, que não provoca sobrecargas nas articulações. Além disso, aumenta a flexibilidade, fortalece os músculos, gera consciência corporal, relaxamento e respiração mais adequada. Dessa forma a prática do Pilates favorece o bom desenvolvimento da gestação, prevenindo dores e desconfortos e auxiliando no trabalho de parto”, menciona Stella.

“Muitos médicos têm indicado o pilates para gestantes, pois a prática auxilia nas dores do corpo e principalmente da lombar que é muito comum na gestação. Então o exercício pode ser usado como forma de prevenção e promoção de qualidade de vida durante a gestação. Para o parto normal existem alguns movimentos que podem auxiliar na grande hora”, comenta Sampaio.

No pós-parto, o pilates é importante para que a mulher volte a ter uma musculatura abdominal, um CORE, funcional. “Especialmente se ela foi submetida a uma cesariana, visto que durante o procedimento várias camadas sofreram cortes. Além disso, toda gravidez altera a posição do centro de gravidade do diafragma e aumenta a carga
sobre a coluna lombar e períneo. Com a introdução do método Pilates, é possível restabelecermos todos esses desajustes”, indica Luciana.

É preciso ficar atento só a algumas contraindicações. De acordo com Stella, gestantes que estão com pressão alta descompensada e com descolamento da placenta não devem praticar o exercício. Além disso, os exercícios a serem realizados devem ser personalizados para a praticante. Daí a necessidade de consultar sempre um especialista antes de iniciar a prática do exercício físico.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *