buffet a kilo

6 cuidados ao comer na rua

Veja como manter uma alimentação equilibrada comendo fora de casa

Você tem uma rotina atribulada e faz a maior parte das refeições fora de casa? Com certeza recorrer a restaurantes, lanchonetes e padarias pode ser uma opção mais prática para a correria do dia a dia. No entanto, para manter uma alimentação saudável, é importante ficar de olho nos alimentos escolhidos para compor seu prato, tanto no café da manhã, quanto no almoço ou jantar.

Veja a seguir as dicas dos nutricionistas Lucas Nonato e Rodrigo Stocco, do Nutrição & Saúde X, para manter uma alimentação equilibrada ao comer na rua:

  1. Escolha um restaurante de confiança

A escolha do restaurante deve ser feita a partir da confiança e da estrutura do local. “Vale procurar saber se o restaurante tem licença e se segue o manual de boas práticas (supervisionado pelo nutricionista). Esse documento assegura que o restaurante está apto a prestar serviço de qualidade”, afirma Stocco.

  1. Não pule refeições

Sabe quando você fica horas sem comer e quando chega ao restaurante tem vontade de atacar o buffet ou pedir o maior prato possível? De acordo com Nonato, essa fome acumulada acarreta no preenchimento do prato de forma incorreta.

“Essa situação gera um ciclo. As pessoas chegam a determinados estabelecimentos com muita fome por estarem muito tempo sem comer. Isso implica diretamente nas taxas de glicemia do sangue. Desta forma, elas olham as comidas que são mais suculentas com outros olhos (mais atraídas). Por isso ocorre de consumirem de forma exagerada gorduras e carboidratos em excesso”, explica Nonato.

Isso serve também para quando as pessoas vão ao mercado com fome. “Geralmente esse indivíduo vai optar por alimentos menos saudáveis e levar para casa itens que são ‘mais gostosos’, no ponto de vista de quem está com a fome elevada”, alerta.

>>> Leia mais em: Por que pular refeições pode ser prejudicial à saúde?

  1. Organize suas refeições

Se você tem o hábito de pensar no que vai comer somente quando a fome bate, saiba que isso pode prejudicar seu organismo. Por isso, organizar as refeições é primordial para um consumo alimentar adequado. “Desta forma, você começa a se regrar e saber o que o seu corpo tem necessidade. Essa organização é fundamental para a evolução em qualquer meta relacionada à alimentação, seja emagrecimento, tratamento de patologias ou hipertrofia muscular. É necessário ter um pouco de senso com a alimentação e não ter medo dos alimentos. Saiba manusear e dar cor aos pratos, isso transborda em saúde para você mesmo”, diz Stocco.

  1. Dê atenção especial às saladas

De acordo com Stocco e Nonato, 50% do prato deve ser formado por saladas de folhas. “Estas podem ser divididas e substituídas entre alface, acelga, agrião, folhas de brócolis, espinafre entre outras”, exemplificam. Os nutricionistas destacam que comer as saladas antes é uma boa opção para preparar o estômago e a acidez a ponto de receber uma refeição e fazer com que ela seja digerida com uma melhor qualidade.

  1. Frutas como sobremesa

Sabe aquela vontade que dá de comer um docinho logo após o almoço? É melhor maneirar com relação a isso. “Não é indicado fazer a ingestão de doces, açúcares, bolos ou sorvetes. Esse consumo aumentado de açúcares irá causar uma dependência química. Mais tarde você sofrerá sempre com essa ‘vontade de comer doce’ após o almoço ou jantar. A melhor maneira de regular isso é utilizando como sobremesa frutas digestivas e ricas em vitamina C. Por exemplo: abacaxi, laranja e mamão. A vitamina C ajuda na absorção de ferro animal. Torna o ambiente mais favorável para a absorção”, aponta Nonato.

  1. Café da manhã na rua

Se a sua vida começa corrida desde cedo e você não tem outra saída senão tomar café da manhã na rua, Nonato e Stocco indicam optar por vitaminas de frutas ou ovos. “São opções facilmente encontradas em padarias e fogem do padrão habitual nada saudável do pão francês com manteiga”, finalizam.

>>> Leia também: Por que tomar café da manhã é fundamental?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *