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Saúde mental: saiba por que cuidar da mente é tão importante quanto cuidar do físico

Uma mente saudável não é reflexo de uma vida sem desafios. Saiba como atitudes simples podem ajudar você a manter o equilíbrio e a ter uma vida mais saudável

Se você possui o domínio das suas emoções e consegue manter o equilíbrio sem grandes oscilações, pode se considerar um indivíduo mentalmente saudável. A observação é de Leandro Piccoli, coach e CEO da Eleva Mente, empresa especializada em desenvolvimento humano. A saúde mental não é sinônimo de uma vida sem desafios, mas sim, de conseguir ter equilíbrio ao lidar com as mais diversas situações do dia a dia.

Piccoli lembra que, desde a época da Roma Antiga, a ligação entre corpo e mente é conhecida, por meio da citação: “Mens sana in corpore sano” (uma mente sã em um corpo são). Sendo assim, é importante cuidar da mente como prioridade, pois é ela que rege os resultados das nossas vidas. “É a mente que nos dá, inclusive, a consciência da importância de manter o corpo saudável”, enfatiza o coach.

Membro da National Guild of Hypnotists e da International & National Board of Hypnosis Education and Certification e comendador master mind e master mind pleno chancelado pela Napoleon Hill Foundation, Picolli ressalta que para ter uma boa qualidade de vida, é preciso equilibrar os cuidados com a mente e o físico.

“O princípio parte da harmonia, ou seja, só temos crescimento e boas vibrações se tudo estiver em harmonia. Assim como todos os sistemas – como o solar, ecossistema da natureza, entre outros – nosso corpo é um organismo vivo e precisa estar em harmonia, em equilíbrio. Mas, o que percebo são pessoas que têm um cuidado excessivo com o corpo, exagerando em dietas e atividades físicas. Todo excesso é a compensação de alguma falta. Na maioria desses casos, existe algum desequilíbrio emocional. O contrário também acontece, ou seja, uma busca incessante por diplomas e desenvolvimento cognitivo, mas um relapso com a saúde física. O ideal está no equilíbrio entre o cuidado com o corpo e com a mente”, esclarece Leandro.

Características e hábitos de pessoas com mente em equilíbrio

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O equilíbrio emocional é o pilar responsável pela harmonia na mente. De acordo com o coach, uma mente equilibrada reflete em todas as áreas da vida, começando pela maneira como a pessoa acorda pela manhã, pelo entusiasmo e a alegria para viver a vida e os desafios diários. Reflete, também, na qualidade dos seus relacionamentos com amigos, familiares, namorados ou cônjuges e colegas de trabalho.

“Partindo do princípio de que tudo começa na nossa mente, observe os sinais das pessoas ao seu redor. Eles podem ser reações do seu comportamento inadequado, devido ao desequilíbrio emocional. Como é o seu comportamento? Seus resultados são os desejados? Você tem o salário que deseja, a casa, o carro, os amigos e o relacionamento afetivo que sempre quis ter? Uma mente equilibrada produz resultados abundantes! Por isso, é importante refletir acerca dos seus resultados e, caso não sejam os desejados por você, tenha certeza de que a conquista dos seus objetivos parte da mudança da sua mente”, assegura Piccoli.

O coach afirma ainda que pessoas em equilíbrio mental, além de possuírem melhores resultados, tendem a ser pessoas agradáveis, bem humoradas e otimistas. Elas falam bons assuntos e estão sempre dotadas por uma alegria contagiante. “Essas pessoas tendem a manter o equilíbrio em todos os pilares da vida: profissional, financeiro, afetivo e com o corpo. Costumo dizer que este tipo de pessoa tende a ser até mais bonita, porque possui uma boa postura e uma fisiologia que comunica sucesso”, opina o especialista.

Sintomas de que a saúde mental não vai bem

Uma atitude mental negativa e pessimista é o maior sintoma de uma mente desequilibrada. Acordar com mau humor é preocupante, segundo Piccoli, pois as primeiras atitudes do dia refletem diretamente nos resultados do dia inteiro. “Irritabilidade também é um sintoma de que as coisas não vão bem. Então, observe o feedback das pessoas do seu convívio, pois eles são reflexo do seu comportamento, que pode estar sendo explosivo e sem controle emocional. Oscilações extremas, picos de euforia e tristeza repentinos também sinalizam desequilíbrio. Por fim – e mais notável – estão os estados permanentes de angústia, ansiedade e tristeza e, em casos mais acentuados, a depressão”, indica.

Além disso, existe uma forte tendência a ocorrer um desequilíbrio emocional toda vez que nossas atitudes contrariam nossos valores. E, se este estado não é quebrado logo, o desequilíbrio tende a aumentar exponencialmente. De acordo com o coach, transferir a responsabilidade dos resultados da nossa vida para outras pessoas também tende a gerar um forte desequilíbrio mental. “Só existe uma maneira de adquirir o controle da mente: se dotar da certeza de que você é o único responsável pelos resultados que tem colhido em sua vida, bons ou ruins”, reforça.

O por fim, vale atenção ao pessimismo. Piccoli adverte que falar de coisas ruins ou ter hábito de apontar frequentemente os erros dos outros também são reflexos de uma mente não saudável.

Como manter o equilíbrio mental

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William James, considerado o Pai da Psicologia Moderna, disse: “O pássaro não canta porque está feliz, mas sim está feliz porque canta”. Piccoli destaca que esta foi a maior descoberta da geração de James: que o ser humano pode alterar sua vida alterando sua mente. E, que mente e corpo não devem ser vistos de forma desconectada, já que o físico reflete no sentimento e vice e versa.

“Pense em algo muito triste com muita intensidade e logo o corpo responderá com expressão de tristeza e até lágrimas. É de conhecimento geral os efeitos que certos neurotransmissores causam na mente, após a prática de atividades físicas. Mesmo sem ter vontade de fazer exercício, forçando a prática, logo a sensação de bem-estar surge na mente”, garante. Sendo assim, Piccoli orienta que o ideal é cultivar uma atitude mental positiva que refletirá no corpo e desenvolver hábitos saudáveis para o corpo, o que refletirá na mente. Confira a seguir dicas simples do especialista para exercitar sua saúde mental:

10 tarefas simples para fazer em seu dia a dia para manter a saúde mental

  1. Consuma conteúdos de qualidade com leituras, bons filmes e séries. Evite noticiários sensacionalistas e conversar com pessoas negativas. Priorize conversar sobre assuntos agradáveis e positivos.
  2. Tenha metas claras e sonhos instigantes. Se imagine com frequência como já tendo o sonho conquistado. Sinta-se vivenciando seu sonho.
  3. Pratique meditação diariamente. Pode ser apenas meditação com controle da respiração, alguns minutos por dia. Também pode ser feito um momento de oração, de acordo com suas crenças.
  4. Escreva em um papel 30 características positivas que você possui. Comece com a expressão: “Eu sou…” e leia a lista diariamente com entusiasmo e emoção.
  5. Escreva 40 motivos de gratidão, começando com a expressão: “Eu sou grato por…” e leia todas as noites.
  6. Faça um cartaz com sua foto no centro e, ao redor, inclua imagens que representam seus sonhos para o próximo ano. Deixe em um lugar pelo qual você passa todos os dias.
  7. Crie formulações positivas e repita com muita frequência durante o dia ou enquanto faz alguma atividade física.
  8. Elogie pessoas aleatórias com quem cruzar durante o dia. Acredite: esta ferramenta é muito poderosa, pois, além de agradar outra pessoa, sua atitude mental se torna muito mais positiva e feliz.
  9. Assuma a responsabilidade por suas ações e tenha humildade de perguntar para as pessoas com quem mais convive, como você pode ser mais agradável. Aceite as sugestões e aplique nos seus relacionamentos. Certamente você terá um enorme crescimento pessoal e maior equilíbrio mental.
  10. 10. Cuide de sua imaginação e de seus hábitos. Foque na vida que você quer ter.  Compreenda o que é preciso reprogramar em sua mente para caminhar em direção aos seus objetivos.

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