9 vitaminas e sais minerais importantes para o bom funcionamento do organismo presentes no mingau

As vitaminas são muito fundamentais para o funcionamento do organismo. Além de proteção para muitas doenças, algumas vitaminas são responsáveis pelo crescimento e também pela formação e manutenção de vários órgãos vitais, como coração, pulmões, rins e pele. No entanto, nosso corpo não é capaz de fabricá-las. Por isso, incluir vitaminas no seu dia a dia é necessário a qualquer idade.

Manter uma alimentação pouco variada representa um risco para o organismo, uma vez que pode privá-lo de vitaminas e minerais fundamentais para o desenvolvimento, sobretudo do sistema imunológico. Confira a seguir 9 vitaminas e 2 sais minerais que estão presentes no mingau:

  1. Vitamina A

    É uma vitamina solúvel em gordura que é boa para visão saudável, pele, ossos e outros tecidos no corpo. Funciona como antioxidante, peservando as células. A vitamina A tem um papel importante na formação e manutenção normal do coração, pulmões, rins e outros órgãos vitais.

  2. Vitamina B1

    Desempenha um papel importante na manutenção de um sistema nervoso saudável e na melhoria do funcionamento cardiovascular do corpo. Isso ajuda na conversão de carboidratos em glicose, que por sua vez é usado para produzir energia para a realização de diversas funções corporais. A vitamina B1 também é necessária para a quebra de gorduras e proteínas.

  3. Niacina (B3)

    Possui uma ampla gama de usos no corpo, auxiliando no sistema digestivo, na pele e no sistema nervoso. A niacina tem um papel na produção de certos hormônios nas glândulas adrenais e ajuda a remover substâncias químicas nocivas do fígado.

  4. Ácido pantotênico (vitamina B5)

    Oferece uma grande quantidade de benefícios para o corpo humano. Encontra-se nas células vivas como uma coenzima A (CoA), que é vital para inúmeras reações químicas. A vitamina B5 ajuda também a criar glóbulos vermelhos e hormônios sexuais relacionados ao estresse. Mantém um trato digestivo saudável e ajuda o organismo a processar outras vitaminas, particularmente B2 (riboflavina).

  5. Vitamina B6

    Importante para a função cardiovascular, digestiva, imune, muscular e do sistema nervoso, ela é necessária para o desenvolvimento e função do cérebro. Atua na produção dos hormônios serotonina e norepinefrina, que afetam o humor e ajuda o corpo a fazer a melatonina, que ajudaa a regular o relógio interno.

  6. Ácido Fólico (vitamina B9)

    Ajuda a gerar e manter o crescimento celular novo e saudável, incluindo a produção e manutenção de glóbulos vermelhos. Também é usado na produção de DNA e RNA. É uma vitamina importante para manter a função cerebral e a saúde mental e emocional.

  7. Vitamina C

    Utilizada na síntese de colágeno, que é utilizado pelo corpo para produzir pele, tendões, ligamentos e vasos sanguíneos. É também parte importante na cura de feridas e na formação de cicatrizes, além de reparar e manter a cartilagem, ossos e dentes. A vitamina C também participa da absorção de ferro.

  8. Vitamina D

    Responsável por melhorar a absorção intestinal de cálcio, ferro, magnésio, fosfato e zinco. É importante para a função normal do sistema imunológico, garantindo resposta inflamatória normal e função muscular normal.

  9. Vitamina E

    Antioxidante, protege o tecido corporal dos danos causados ​​por substâncias chamadas radicais livres, que podem prejudicar células, tecidos e órgãos. O corpo também precisa de vitamina E para ajudar a manter o sistema imunológico forte contra vírus e bactérias. A vitamina E também é importante na formação de glóbulos vermelhos e ajuda o corpo a usar a vitamina K. Ela também auxilia a ampliar os vasos sanguíneos e evitar o coagulação do sangue dentro deles.

Mingau: fonte de ferro e zinco para o organismo

Infográfico revela os benefícios dos sais minerais ferro e zinco para todas as idades:

Conheça as características nutricionais dos minerais presentes no mingau

Vale lembrar que a alimentação precisa ser sempre variada para garantir o pleno funcionamento do organismo. Dê dinamismo ao seu cardápio! Outros alimentos ricos em vitaminas e sais minerais são: frutas, aves, carnes vermelhas e peixes, ovos, verduras, legumes, cereais, leite e grãos.

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