mulher bebendo água para se hidratar

5 curiosidades sobre água que você precisa conhecer

Líquido fundamental para a saúde, a água precisa fazer parte do seu dia a dia. Confira qual o tipo e frequência ideal para manter-se hidratado

Beber água é importante para todo o funcionamento do organismo. Porém muitas vezes esta necessidade é deixada de lado, seja por falta de costume, falta de tempo ou até por não gostar de beber água.

Para inserir o consumo de água em sua rotina, conversamos com o médico ortomolecular e vascular, Dayan Siebra, que realiza palestras internacionais nas áreas de energia, inteligência emocional, saúde e qualidade de vida. Confira a seguir 5 curiosidades sobre a água que você precisa conhecer – e aplicar no seu dia a dia:

  1. Existe um tipo de água ideal

Afinal, faz diferença tomar água com ou sem gás? Dayan Siebra orienta que sim! Existem alguns cuidados ao escolher a água: “Não devemos usar água com gás, pois acidificaríamos nosso ph. Também devemos evitar águas em garrafinhas de plástico que estejam expostas ao sol”, alerta Siebra. A indicação do médico é beber água alcalina, que pode ser obtida a partir de filtros alcalinos ou feita em casa, usando bicarbonato, cloreto de magnésio e sal rosa.

  1. Beba água à vontade

Uma questão que comumente surge é: “quantos litros de água precisamos ingerir diariamente?”. Segundo o Dr. Siebra, desde que não haja algum quadro de insuficiência renal ou cardíaca, não há limite para a ingestão de água. Aproveite para beber água sempre que surgir vontade e crie formas para lembrar de se hidratar com esse líquido em diferentes momentos do dia.

  1. Há diferença no consumo diário de água para homens, mulheres ou crianças?

“As regras são as mesmas. Não há diferença entre sexo ou idade”, esclarece o médico. Segundo Siebra, o que muda é a individualidade bioquímica de cada pessoa. Ou seja, o que cada um faz, come ou o tipo de atividade física praticada no dia a dia. Esses são os fatores que influenciarão na quantidade de água que cada organismo precisa.

homem bebendo copo de água durante o trabalho

  1. Para hidratar, dê preferência para a água pura

Substituir a ingestão de água por sucos, refrigerantes, chá ou café pode ser prejudicial para a saúde. Dr. Siebra alerta que a cada copo de refrigerante, por exemplo, precisamos de 32 copos de água para anularmos os efeitos da acidez no organismo.

Já os sucos são um bom complemento para inserir uma maior ingestão de líquidos ao dia. Porém convém lembrar que os sucos são calóricos, por isso você deve consumir com equilíbrio. “Dessas opções, a melhor é o chá, mas mesmo assim temos que ter cuidado com chás que possuem efeito diurético (como o chá de hibisco), pois irão levar a uma maior necessidade de ingestão de água”, explica o médico. 

  1. Ter uma garrafa por perto estimula o consumo de água

A grande dica para lembrar de beber água é manter sempre uma garrafinha com o líquido por perto, tomando um gole a cada 20 minutos. Siebra reforça que não se deve esperar a sede para beber água. Por isso, manter a água sempre a vista é a melhor forma para manter o corpo sempre bem hidratado. “Outra coisa importante é sempre observar a cor da urina. Se não estiver transparente, o indivíduo precisa de água”, esclarece.

Para finalizar, Siebra reforça que a solução mais prática e barata para se manter bem hidratado e consolidar o consumo diário de líquidos é tomar água com limão todos os dias. Além de pouco calórica, esta fruta potencializa as defesas do organismo, elimina toxinas, alcaliniza o sangue e regula o metabolismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *