tigela de mingau com bananas saudável e saborosa

5 benefícios do mingau para todas as idades

Manter uma alimentação equilibrada quando se tem uma rotina bastante intensa é certamente um desafio. Muitas vezes, na correria do dia a dia, acabamos por tomar decisões que afetam o funcionamento de nosso organismo, como sair de casa sem tomar café da manhã, beber pouca água, pular os lanches da manhã e da tarde ou deixar o exercício físico de lado.

Para ajudar você a não cometer estes erros, que afetarão a sua saúde a longo prazo, trouxemos neste post uma boa alternativa para incluir entre as refeições: o mingau. Conheça a seguir 5 motivos para incluir o mingau não só em sua dieta, mas de toda a sua família. As dicas são de Karla de Almeida Luiz, farmacêutica e analista de assuntos regulatórios, e Lisandra Camargo, engenheira de alimentos e analista de desenvolvimento de produtos, ambas integrantes do departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Nutrimental.  

  1. Praticidade

    O mingau é um produto instantâneo, que pode ser levado para qualquer lugar e preparado de forma simples. Ele é um bom complemento para refeições, ideal para ser batido com frutas. Importante frisar, entretanto, que este alimento não é uma opção adequada para substituir almoço ou jantar.

  2. Alimento para todas as fases da vida

    O preparo do mingau pode ser feito de várias formas e com vários sabores, adicionando várias texturas e consistências. Ele é um ótimo aliado para iniciar a ingestão de ingredientes superimportantes para o funcionamento do organismo para as crianças, como os cereais. A Nutrimental, por exemplo, traz opções feitas com flocos de arroz, milho, aveia, trigo e multicereais.

    Além disso, o mingau é um alimento que costuma agradar ao paladar das mais diferentes idades. Ele pode ser um convite para sentar à mesa e fazer uma refeição com toda a família.

    infografico-Saiba quais as características nutricionais dos cereais

  3. Alimento funcional

    A maioria dos cereais é fonte de fibras insolúveis. É o caso da aveia, que contém beta glucana, importante para facilitar o trânsito intestinal, além de ser um substrato para as bactérias boas se reproduzirem. Ela também ajuda a reduzir o colesterol.

  4. Estímulo ao consumo de vitaminas e minerais

    O mingau é um alimento rico em vitaminas de A a E. Ele também conta com importantes minerais para o correto funcionamento do organismo, com ferro e zinco.

  5. Fonte de energia

    O carboidrato é importante para a formação e manutenção das atividades cerebrais. Além disso, tem função essencial para o desenvolvimento e crescimento infantil.

Traga equilíbrio à sua mesa. Procure consumir e incentivar a diversidade de alimentos e garanta ainda mais saúde à sua família.

Leia também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *